Transporte Escolar

Na hora de contratar um transporte escolar, gaste um pouco mais de tempo para escolher bem o prestador de serviço e garanta a segurança e o bem estar dos seus filhos.

Antes de contratar um transporte escolar
Os veículos autorizados a transportar alunos são: ônibus, vans, VW Kombi e embarcações. Em alguns municípios, onde as estradas são precárias, os Detrans autorizam o transporte de alunos em carros menores, desde que os veículos sejam adaptados para o transporte de alunos. Esses veículos autorizados extraordinariamente são, normalmente, caminhonetes.

As motocicletas, carros de passeio e caminhões não são recomendados para transportar alunos.

Antes de contratar um prestador de serviços verifique:
1 –
As condições do veículo e da documentação pessoal do motorista;
2 – Busque referências na escola e com outros pais, no sindicato dos motoristas ou no Detran;
3 – Verifique as condições de higiene do carro e o número de cintos de segurança. Todas as crianças transportadas devem estar com cintos de segurança.

Pré-requisitos do condutor
O condutor, seja de embarcação ou automóvel, deve ter:

1 – Idade superior a 21 anos;
2 – Habilitação para dirigir veículos na categoria “D”;
3 – Ter sido submetido a exame psicotécnico com aprovação especial para transporte de alunos;
4 – Possuir curso de Formação de Condutor de Transporte Escolar;
5 – Possuir matrícula específica no Detran ou Capitania dos Portos;
6 – Não ter cometido falta grave ou gravíssima nos últimos doze meses.

Pré-requisitos do transporte
O veículo deve possuir:

1 – Cintos de segurança em boas condições e para todos os passageiros;
2 – Uma grade separando os alunos da parte onde fica o motor;
3 – Seguro contra acidentes;
4 – Para que o transporte de alunos seja mais seguro, o ideal é que os veículos da frota tenham no máximo sete anos de uso;

5 – Registrador de velocidade (chamado tacógrafo), que é um aparelho instalado no painel do veículo e que vai registrando a velocidade e as paradas do veículo em um disco de papel. Os discos devem ser trocados todos os dias e devem ser guardados pelo período de seis meses, porque serão exibidos ao Detran por ocasião da vistoria especial;

6 – Apresentação diferenciada, com pintura de faixa horizontal na cor amarela nas laterais e traseira, contendo a palavra ESCOLAR na cor preta.

7 – Todo veículo que transporta alunos deve ter uma autorização especial, expedida pela Divisão de Fiscalização de Veículos e Condutores do Detran ou pela Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). A autorização deverá estar fixada na parte interna do veículo, em local visível.

8 – Além das vistorias normais no Detran, o veículo que transporta alunos precisa fazer mais duas vistorias especiais (uma em janeiro e outra em julho), para verificação específica dos itens de segurança para transporte escolar.

Ensine a criança
1 – A ficar sentado enquanto o veículo estiver em movimento;
2 – Afivelar o cinto de segurança;
3 – Não falar com o motorista enquanto ele estiver dirigindo;
4 – Respeitar o monitor do veículo;
5 – Falar com os pais sobre o que acontece durante a viagem;
6 – Descer do veículo somente depois que ele parar totalmente;

Agora faça a escolha certa

Tia Márcia – (13) 99731-2104

Tio Emerson – (13) 98111-3818

Tio Osmar – (13) 99727-6900

Tio Junior e Nathália – (13) 99135-4356 / (13) 98837-9543 / (13) 3494-3226

Tia Adriana e Tio Alexandre – (13) 7814-5126 / (13) 99199-1936

Tio Sergio – (13) 3477-5875 / (13) 99650-6997

Tio Carlos e Tia Lú – (13) 3395-1564 / (13) 98847-4141 / (13) 99630-6938 /
Whats (13) 98823-4474 / (13) 99672-9593
(Os únicos que pegam no canto do forte)

Obs.: Informamos que são sugestões de transporte escolar, não temos nenhuma
responsabilidade acerca dos transportadores escolares. Sendo de total responsabilidade
dos seus RESPONSÁVEIS a escolha e contrato com o transportador escolar.

_________________________________________________________________________________________