Médio

Séries: 1º ao 3º ano E.M.
Horário de aula: Período da Manhã.

A proposta educativa para o Ensino Médio do Colégio Cultura visa permitir o pleno desenvolvimento de competências e habilidades pertinentes às necessidades de uma formação globalizada. Propõe-se a aprofundar os conhecimentos construídos, ampliando-os na relação da teoria com a prática, aprimorando a formação humana, preparando para o trabalho e o desempenho de cidadão, num processo de educação reflexiva e comprometida, tendo como base o estudo do contexto, da experiência, reflexão, ação e avaliação, inserida nos desafios e contradições atuais.

Nessa etapa, o aluno alcança o grau de raciocínio abstrato formal, que deve ser consolidado para obter seu pleno desenvolvimento. Para isso, é importante o adequado enfoque pedagógico e a didática em cada uma das disciplinas, incentivando o trabalho individual, potencializando a aquisição de técnicas de indagação e instigação, procurando sempre a aplicação ou transferência do aprendizado à vida real.

Material Didático – ETAPA
Os alunos do Ensino Médio tem acesso ao ETAPA DIGITAL

Os dois primeiros anos são dedicados ao estudo de todos os conteúdos programáticos do Ensino Médio alinhado às tendências dos grandes vestibulares e do Enem. A forma de apresentação permite que mesmo alunos que não estudaram com o material durante o Ensino Fundamental assimilem todos os conteúdos. Os alunos que estudaram com o material do Sistema ETAPA revisarão e reforçarão as matérias já assimiladas, passando naturalmente ao estudo de aspectos mais aprofundados, contando com o apoio de exercícios de maior nível de exigência.
Na 3ª série, através da revisão teórica e grande variedade de exercícios, são feitos o aprofundamento, a integração e a consolidação dos conhecimentos adquiridos nos dois primeiros anos. Esta série recebe, também, o melhor e mais variado conjunto de simulados, cerca de 30 por ano, que preparam para os vestibulares tradicionais e para o Enem, com provas escritas e em forma de testes – com avaliações dedicadas, inclusive, a disciplinas específicas.
O material é articulado ao mais completo referencial teórico e, para garantir a eficiência na construção e fixação de conhecimentos, pode ser unido à forte metodologia de avaliações semanais do Sistema ETAPA. Disposto em capítulos, sua organização facilita a consulta através da identificação dos assuntos e da numeração de acordo com a programação de aulas. As informações são ricamente detalhadas através de textos, leituras complementares, resoluções, fotos, desenhos, mapas, tabelas, ilustrações, gráficos e infográficos.

Horário de aula: das 07h10min às 12h30min

Artes
Ed. Física (no período da tarde)
Inglês